História

O Dínamo Clube Estação é uma associação desportiva, recreativa e cultural. A associação foi buscar a sua designação à origem da zona onde existia a estação dos caminhos-de-ferro.

Fundada em 16 de dezembro de 1970, por o malogrado José Alves Madeira e pelos Jovens José Carlos Correia, João António Santos, António Carlos (Tocá) e Paulo Simões. No dia 26 de junho de 1978 foram reconhecidos os seus estatutos. Na época de 1977/1978 atingiu o seu auge ao alcançar o título de Campeão Nacional de Futebol Infantil.

Foi aqui que começaram a dar os primeiros pontapés na bola: José Martins Leal (ex-jogador do Sporting Clube de Portugal e Internacional A pela Seleção Nacional), Mário Vasconcelos "Marito" (ex-Futebol Clube do Porto, Internacional pela Seleção de Esperanças) e Rodrigo Moura (ex-Sport Lisboa e Benfica), que apareceu anos mais tarde e teve o privilégio de ter sido treinado pelo atual Presidente da Direção.

No dia 15 de Maio de 1998 o Dínamo elegeu novos Corpos Sociais, que tiveram como missão a reorganização administrativa, organização de todo o espólio e a dinamização desportiva da associação. Desde então a Direção e Coordenação são responsáveis pela revitalização e dinamização da Associação. No dia 19 de Fevereiro de 2004, foi reconhecido à Associação o estatuto de Instituição de Utilidade Pública pelo Governo de Portugal.

Em 2002, foi reconhecida como Associação Cultural do Ano nos Prémios Anim’Arte. Dois anos depois foi reconhecida, pelo Governo de Portugal, como Instituição de Utilidade Pública.

A Escola de Futebol Infantil conta com 18 anos e é a grande impulsionadora no dinamismo da Associação ao longo dos tempos. Mais recente, a Escola de Judo tem elevado o nome de Viseu com grandes resultados desportivos. Este sucesso permite à Associação pensar no seu crescimento de forma sustentada e na revitalização da sua oferta desportiva, como é o caso do surgimento da Escola de Ténis de Mesa e da Secção de Futsal Dínamo C. E. / C. S. Prime, em 2016.